Ana Lucia Nogueira Braz

/ / / Ana Lucia Nogueira Braz

Ana Lucia Nogueira Braz
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0811668499763530
Última atualização do currículo em 11/01/2021

Resumo informado pelo autor
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Paulista (1995). possui graduação em Psicologia
pela Universidade Paulista (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras Carlos Pasqualli (1988), Foi professora da Universidade Paulista de 1984
até 2007- Coordenadora curos de Psicologia UNIP de 2000 à 2007. Foi professora da Universidade Anhembi- Morumbi,e também responsável pelo Núcleo de Apoio
Psicopedagógico- NAP- da instituição( 2018 a 2020) . Foi pesquisadora da FUNADESP. É profissional liberal com consultório particular. É autora do livro, O significado e a
importância do amor- Um estudo fenomenológico. Organizadora do livro; Arte, cultura e Educação na formação de Docentes: Ilusão ou Realidade. Autora também de capítulos
nos livros; Mosaicos: Arte Cultura e Educação; Corpo,Alteridade e Sintoma: Compreensão e Diversidade; Reflexões Atuais sobre temas da Psicologia, além de artigos em
revistas científicas.Cursou especialização em Gerontologia Social em 2017 e Intervenções em situações limites em 2016, pelo Instituto Sedes Sapiens. Especialização em
Fenomenologia pela Universidade de São Paulo-USP. Tem experiência na área de Psicologia Clinica, atuando em consultório particular desde 1984, realizando atendimentos e
supervisões . Desenvolve trabalhos nas áreas de desenvolvimento social e da personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: amor,educação emocional;
participação do amor na evolução, processo de aprendizagem, desenvolvimento amoroso e relacionamento interpessoal.
(Texto informado pelo autor)
Links para Outras Bases:
SciELO – Artigos em texto completo

Nome civil
Nome Ana Lucia Nogueira Braz
Dados pessoais
Nascimento 19/06/1960 – São Paulo/SP – Brasil
CPF 053.670.838-03
Formação acadêmica/titulação
1999 – 2003 Doutorado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Campinas, Brasil
Título: O significado e importância do Amor: Um estudo qualitativo fenomenológico, Ano de obtenção:
2003
Orientador: Mauro Martins Amatuzzi
1992 – 1995 Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade Paulista, UNIP, Sao Paulo, Brasil
Título: Relaçõesde Poder e suas influencias no processo de aprendizagem no terceiro grau, Ano de
obtenção: 1995
Orientador: Ana Gracinda Queluz
2016 Especialização em Neurociencias Aplicada a Educação.
Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Sao Paulo, Brasil
1992 – 1992 Especialização em Abordagem Fenomenológica Existencial Adolescência.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
1985 – 1988 Graduação em Pedagogia.
Faculdade Filosofia Ciencias e Letras Carlos Pasqualli, FFCLCP, Brasil
1979 – 1983 Graduação em Psicologia.
Universidade Paulista, UNIP, Sao Paulo, Brasil
2014 – 2014 Aperfeiçoamento em Gerontologia Social.
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Sao Paulo, Brasil
Título: Aspectos Positivos do Envelhecimento e teorias do Envelhecimento Saudavel
Orientador: Graça Leal
2011 – 2011 Aperfeiçoamento em Intervenções em Situações limites desorganizadoras.
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Sao Paulo, Brasil
Título: Desastres Aereos
Orientador: Eveli Tarali

11/01/2021 Currículo Lattes

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata 2/8
Formação complementar
2004 Curso de curta duração em Experiência Somática. (Carga horária: 500h).
Associação Brasileira de Rolfistas em associação Foundation for Human Enric, ES, Estados Unidos
2016 – 2016 Extensão universitária em Primeros Auxilios Psicológicos (PAP). (Carga horária: 32h).
Universidade Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha
2015 – 2015 Extensão universitária em Neuropsicologia Aplicada a Educação. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Sao Paulo, Brasil
2007 – 2007 Curso de curta duração em Neuropsicologia. (Carga horária: 84h).
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Sao Paulo, Brasil
1992 – 1992 Abordagem Fenomenológica Existencial Adolescencia. . (Carga horária: 320h).
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
1984 – 1988 Pós Graduação. .
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil

Atuação profissional

  1. Universidade Anhembi Morumbi – UAM
    Vínculo
    institucional
    2018 – 2020 Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professor , Carga horária: 20, Regime: Parcial
  2. Universidade Paulista – UNIP
    Vínculo
    institucional
    1984 – 2007 Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professor Titular , Carga horária: 20, Regime: Parcial
    Atividades
    08/1995 – 05/2001 Direção e Administração, Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Cargos ocupados:
Coordenadora do Curso de Psicologia de Campinas

07/1984 – 07/2007 Graduação, Psicologia
Disciplinas ministradas:
Processos Psicológicos Básicos , A Inclusão do Excepcional , Psicologia do Desenvolvimento , Psicologia
dos Problemas de Aprendizagem , Psicologia Geral e Experimental , Psicologia Humanista

  1. Anhanguera UNIAN – UNIAN
    Vínculo
    institucional
    2014 – 2019 Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professor Titular , Carga horária: 8, Regime: Parcial
  2. Universidade do Grande ABC – UNIABC
    Vínculo
    institucional
    2011 – 2012 Vínculo: Celetista formal , Enquadramento funcional: Coordenadora do Projeto do curso de Mestrado ,
    Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva
    Outras informações:
    Coordenadora doProjeto de Mestrado Profissional em Gestão de Processos Educativos: Redes de
    aprendizagem social. O mestrado não foi Aprovado pelo CAPES
    2009 – 2011 Vínculo: CLT – Horista , Enquadramento funcional: Professora , Carga horária: 20, Regime: Parcial
    2009 – 2013 Vínculo: Celetista formal , Enquadramento funcional: Professor Titular , Carga horária: 8, Regime: Parcial
    2007 – 2013 Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professor Titular , Carga horária: 8, Regime: Parcial
    Atividades
    03/2010 – Atual Serviço Técnico Especializado, Programa Integrado de Atendimento Psicopedagógico

Especificação:
Atendimento ao aluno com dificuldades de apendizagem

08/2009 – 12/2012 Graduação, Psicologia
Disciplinas ministradas:
Análise Experimental do Comportamento I , Análise Experimental do Comportamento II , Estágio
Supervisionado em Psicologia Clínica , Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional , Psicologia do
Desenvolvimento II

06/2009 – 12/2013 Estágio, Estagio Supervisionado em Psicologia Escolar

Estágio:

11/01/2021 Currículo Lattes

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata 3/8

Estagio em Psicologia Escolar , Estagio em PsicologiaClinica

  1. Universidade São Francisco – USF
    Vínculo
    institucional
    2006 – 2009 Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professora Doutora , Carga horária: 18, Regime: Parcial
    Atividades
    03/2009 – 12/2009 Serviço Técnico Especializado, Universidade São Francisco – Câmpus de São Paulo

Especificação:
Orientação Psicopedagógica

03/2008 – 12/2009 Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade São Francisco – Câmpus de São Paulo

Especificação:
Membro suplente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- CONSEP
03/2008 – 12/2009 Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade São Francisco – Câmpus de São Paulo

Especificação:
Membro do Conselho Superior de Administração Universitária- CSAU,

02/2008 – 12/2008 Graduação, Psicologia
Disciplinas ministradas:
Estagio em triagem clinica
02/2006 – 12/2009 Graduação, Psicologia
Disciplinas ministradas:
Estágio Básico em Pesquisa , Métodos e Técnicas em Pesquisa em psicologia , Princípios Avançados do
Comportamento , Princípios Básicos do comportamento , Teoria e Técnica Comportamental Cognitiva

02/2006 – 12/2009 Graduação, Psicologia
Disciplinas ministradas:
Estagio em Psicologia Educacional e Escolar

  1. Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
    Vínculo
    institucional
    1988 – 1992 Vínculo: Celetista , Enquadramento funcional: Professor Adjunto , Carga horária: 12, Regime: Parcial
    Atividades
    03/1988 – 07/1992 Graduação, Psicologia
    Disciplinas ministradas:
    Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem , Terapia Comportamental , Supervisão de Estagio em
    Escolar
  2. Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP
    Vínculo
    institucional
    2012 – 2013 Vínculo: Bolsista , Enquadramento funcional: Bolsista , Carga horária: 36, Regime: Parcial
  3. Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic – ISEXP
    Vínculo
    institucional
    2002 – 2010 Vínculo: Coordenadora Grupo de Pesquisa , Enquadramento funcional: Profissional Liberal , Carga
    horária: 4, Regime: Parcial
    Outras informações:
    Professora Convidada para ministrar a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico no curso de Pós
    Graduação Lato senso em Terapia e Educação Sexual
    Atividades
    02/2002 – Atual Especialização
    Especificação:
    Metodologia da Pesquisa Científica
    02/2002 – Atual Pesquisa e Desenvolvimento, ISEXP
    Linhas de pesquisa:
    Gestão de Processos Educativos
  4. Governo do Estado de São Paulo – GOVERNO/SP

11/01/2021 Currículo Lattes

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata 4/8

Vínculo
institucional
1992 – 1996 Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: Psicóloga , Carga horária: 20, Regime: Parcial
Atividades
08/1992 – 10/1996 Serviço Técnico Especializado, Secretaria de Segurança Publica, Casa de Detenção Prof Flamínio Fávero

Carandiru
Especificação:
Psicóloga Comissão Técnica de Classificação
Linhas de pesquisa

  1. Gestão de Processos Educativos
    Objetivos:A área de pesquisa visa capacitar os participantes paraa atuação em projetos sociais e
    educativos cujo diferencial seja a articulação dos valores de convivencia social( aprender a viver com os
    outros) com os métodos conteúdos e práticas educacionais e artisticas que podem servir de ferramentas
    educacionais na diminui~ção da violência.

Producão
Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

  1. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia; BRAZ, Ana Lucia N.
    ENSINO MUSICAL SOB UMA PERSPECTIVA SENSIBILIZADORA. INTERDISCIPLINARIDADE. , v.9,
    p.117 – 128, 2016.
  2. BRAZ, Ana Lucia N.; CHIBAS, Felipe
    A gestão das emoções na educação: reflexões, propostas e desafios.. Revista de Educação (Itatiba). ,
    v.15, p.95 – 109, 2012.
  3. BRAZ, Ana Lucia N.
    Reflexões sobre a participação do amor na formação da pessoa humana. Psicologia para América Latina
    (Online). , v.23, p.65-91 – 91, 2012.
  4. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia N.
    Interdisciplinaridade: Arte, linguagens e cultura como eixos de processos educativos.. Todas as Musas:
    Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online). , v.02, p.174 – 189, 2011.
  5. BRAZ, Ana Lucia N.
    Reflexões sobre as origens do amor no ser humano.. Psicología para América Latina. , v.5, p.1 – 10, 2006.
  6. BRAZ, Ana Lucia N.
    Origem e significado do amor na mitologia greco-romana. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). ,
    v.22, p.63 – 75, 2005.
    Livros publicados
  7. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia N.; CLEMENTINO, Adriana.
    Arte, Cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou Realidade?. São Paulo: Editora Som, 2012,
    v.1. p.151.
  8. BRAZ, Ana Lucia N.
    O significado e a importância do amor. Um estudo fenomenológico. São Paulo: Casa do Novo autor
    Editora, 2007, v.01. p.178.
    Capítulos de livros publicados
  9. BRAZ, Ana Lucia N.
    Memória: Tipos e Atributos In: Memória, Performance e Aprendizado Musical.1 ed.Jundiaí/ SP: Paco
    Editorial, 2013, v.1, p. 65-91.
  10. BRAZ, Ana Lucia N.
    A participação do Amor na formação da pessoa Humana In: Reflexões Atuais sobre temas da
    Psicologia.267 ed.Sao Paulo: Casa do Novo Autor, 2012, v.1, p. 13-37.
  11. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia N.; CLEMENTINO, Adriana.; MALVEZE, J.; GUTIERRES, Nilton
    A pesquisa In: Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou realidade.1 ed.São Paulo:
    Editora Som, 2012, v.1, p. 31-56.
  12. LIMA; Sonia Albano; CLEMENTINO, Adriana.; BRAZ, Ana Lucia N.
    As diretrizes curriculares nacionais In: Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou
    realidade.1 ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v.1, p. 57-84.
  13. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia N.; CLEMENTINO, Adriana.
    Discussão geral dos resultados coletados In: Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou
    realidade.1 ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v.1, p. 143-148.
  14. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia N.; CLEMENTINO, Adriana.
    O grupo de pesquisa no 28 da FUNADESP In: Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão
    ou realidade.1 ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v.1, p. 9-17.
  15. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia N.; CLEMENTINO, Adriana.
    Resultado e Análise dos troncos disciplinares e dos cursos In: Arte, cultura e Educação na formação de
    docentes: Ilusão ou realidade.1 ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v.1, p. 85-122.
  16. LANGE; Elaine; TARDIVO, Leila; BRAZ, Ana Lucia; BRAZ, Ana Lucia N.
    O corpo sob o ponto de vista da psicologia do amor In: Corpo Alteridade e Sintoma: Diversidade e
    Compreensão.11 ed.Sao Paulo: Vetor Editora, 2011, v.1, p. 1-209.
  17. BRAZ, Ana Lucia N.
    O significado do Amor na Cultura e na educalção Ocidental In: Mosaicos: Arte, cultura e Educação.1
    ed.São Paulo: Editora Todas as Musas, 2011, v.1, p. 01-182.
    BRAZ, Ana Lucia N.

11/01/2021 Currículo Lattes

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata 5/8

  1. Relações de Poder e suas Influências no Processo de Aprendizagem In: Educação sem Fronteiras.1
    ed.São Paulo: Pioneira, 1996, v.1, p. 3-103.
    Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)
  2. BRAZ, Ana Lucia N.
    A importancia da viviênda do afeto e emoção na formação de educadores Brasileiros In: III CONGRESO
    INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL
    CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 2013, Santiago/ Chile.
    ACTAS DEL III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO
    ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL
    CARIBE. Santiago/ Chile: Fernando Estenssoro (editor), 2013. v.1. p.1 – 1083
  3. LIMA; Sonia Albano; BRAZ, Ana Lucia N.
    O ensino musical e suas interfaces: Sua importância na cidadania In: SICYURB. Second International
    Conference of Young Urban Recherchers, 2011, Lisboa.
    SICYURB. Anais da Segunda Conferência Internacional de Jovens Recherchers Urbanos. Lisboa:
    ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 2013.
  4. BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA; Sonia Albano
    O ENSINO MUSICAL SENSIBILIZADOR E SEUS BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA E PARA
    A EDUCAÇÃO. In: III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS.
    DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA
    LATINA Y EL CARIBE, 2013, Santiago? chile.
    ACTAS DEL III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO
    ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL
    CARIBE. Santiago do Chile: Fernando Estenssoro (editor), 2013. v.1. p.1 – 1083
  5. BRAZ, Ana Lucia N.
    O significado e importancia do Amor: Um estudo qualitativo fenomenológico In: I Congresso Latino
    Americano da Psicologia, 2005, São Paulo.
    Resumo. , 2005. v.1.
    Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo)
  6. BRAZ, Ana Lucia N.
    A gestão das emoções na formação de educadores Brasileiros In: 17 o Congresso da Associação Mundial
    de Ciências da Educação, 2012, Reims.
    Anais do 17 o Congresso da Associação Mundial de Ciências da Educação. , 2012.
  7. BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA; Sonia Albano
    O ensino musical e suas interfaces: sua importância na cidadania. In: Second International Conference Of
    Young Urban Researchers, 2011, Lisboa.
    Second International Conference Of Young Urban Researchers. Lisboa: , 2011.
  8. BRAZ, Ana Lucia N.
    As relações de poder e suas influências sobre a aprendizagem no terceiro garu. In: I Congresso Latino
    Americano da Psicologia, 2005, São Paulo.
    Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia. , 2005.
  9. BRAZ, Ana Lucia N.; GOLDSTAJN, Miriam Halpern
    Investigação Sobre aspectos da auto estima em uma adolescente deficiente auditiva: Um estudo de caso.
    In: I Congresso Latino Americano da Psicologia, 2005, São Paulo.
    Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia. , 2005.
  10. CANOSA, A. C.; BRAZ, Ana Lucia N.
    Pefil do profissional em formação antes e depois de estágio prático em orientação sexual In: La
    Sexualidad en Crisis: Conflictos Y Alternativas, 2004, Santiago do Chile.
    La Sexualidad en Crisis: Conflictos Y Alternativas. , 2004.
  11. BRAZ, Ana Lucia N.
    Amor no contexto de integração Interior In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina
    Comportamental, 2001, Campinas.
    X encontro Brasileiro de psicoterapia e medicina comportamental- Resumos. , 2001. v.1. p.35 – 36
    Demais produções bibliográficas
  12. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia Nogueira; NUNES, A. P.; LOPES, R. E.; POSTIGO, R. C. S.;
    SILVA, S. A. J.; LIMA, W. O.; BRAZ, Ana Lucia N.
    Manual de diretrizes orientadoras de estágio básico e estágio supervisionado na graduação em
    Psicologia (Formação de Psicólogo) da UniAN/SP, unidade Santo André 20171. Manual de Estágios.
    Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2017. (Outra produção bibliográfica)
  13. SARDINHA Sergio Luiz; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; LOPES, R. E.; POSTIGO, R. C. S.; SILVA,
    S. A. J.; LIMA, W. O.
    Manual de diretrizes orientadoras de estágio básico e estágio supervisionado na graduação em
    Psicologia (Formação de Psicólogo) da UniAN/SP, unidade Santo André 20161. Manual de Estágios.
    Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2016. (Outra produção bibliográfica)
  14. SARDINHA Sergio Luiz; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; LOPES, R. E.; PORTIGO, Rita de Cassia
    Sacchi; SILVA, S. A. J.; LIMA, W. O.
    Manual de diretrizes orientadoras de estágio básico e estágio supervisionado na graduação em
    Psicologia (Formação de Psicólogo) da UniAN/SP, unidade Santo André 20162. Manual de Estágios.
    Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2016. (Outra produção bibliográfica)
  15. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; LOPES, R. E.; POSTIGO, R. C. S.; SILVA,
    S. A. J.; LIMA, W. O.
    Relatório PROPSI 20161. Relatório. Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2016. (Outra
    produção bibliográfica)
  16. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; LOPES, R. E.; POSTIGO, R. C. S.; SILVA,
    S. A. J.; LIMA, W. O.
    Relatório PROPSI 20162. Relatório. Santo André/SP:Unian/SP, unidade Santo André, 2016. (Outra
    produção bibliográfica)
  17. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; KRIGNER, MManual de diretrizes orientadoras de
    estágio básico e estágio supervisionado na graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) da
    UniAN/SP, unidade Santo André 20151. Manual de Estágios. Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo
    André, 2015. (Outra produção bibliográfica)
  18. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; LOPES, R. E.; KRIGNER, MManual de
    diretrizes orientadoras de estágio básico e estágio supervisionado na graduação em Psicologia
    (Formação de Psicólogo) da UniAN/SP, unidade Santo André 20151. Manual de Estágios. Santo
    André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2015. (Outra produção bibliográfica)
  19. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; KRIGNER, MRelatório PROPSI 20151.
    Relatório. Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2015. (Outra produção bibliográfica)
  20. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; KRIGNER, MRelatório PROPSI 20152.
    Relatório. Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2015. (Outra produção bibliográfica)

11/01/2021 Currículo Lattes

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata 6/8

  1. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; KRIGNER, MManual de diretrizes orientadoras de
    estágio básico e estágio supervisionado na graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) da
    UniAN/SP, unidade Santo André 20141. Manual de Estágios. Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo
    André, 2014. (Outra produção bibliográfica)
  2. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; KRIGNER, MManual de diretrizes orientadoras de
    estágio básico e estágio supervisionado na graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) da
    UniAN/SP, unidade Santo André 20142. Manual de Estágios. Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo
    André, 2014. (Outra produção bibliográfica)
  3. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; NUNES, A. P.; KRIGNER, MRelatório PROPSI 20141.
    Relatório. Santo André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2014. (Outra produção bibliográfica)
  4. SARDINHA,Luís Sérgio; BRAZ, Ana Lucia N.; KRIGNER, MRelatório PROPSI 20142. Relatório.Santo
    André/SP:UniAN/SP, unidade Santo André, 2014. (Outra produção bibliográfica)
    Produção técnica
    Trabalhos técnicos
  5. BRAZ, Ana Lucia N.
    Parecerista ” ad hoc” do texto As teorias Psicológicas sobre o Amor, 2011
  6. BRAZ, Ana Lucia N.
    Relatório de pesquisa e atividades do PROPSI- Programa Integrado De Atendimento
    Psicopedagógico, 2010
    Demais produções técnicas
  7. BRAZ, Ana Lucia N.
    Psicologia Escolar, 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)
  8. BRAZ, Ana Lucia N.
    Apostila de Laboratorio de Analise Experiemntal do comportamento, 2016. (Desenvolvimento de
    material didático ou instrucional)
  9. BRAZ, Ana Lucia N.
    Aprendizagem, Problemas de aprendizagem e Disturbios de Aprendizagem, 2016. (Desenvolvimento
    de material didático ou instrucional)
  10. BRAZ, Ana Lucia N.
    Métodos de Ensino e Aprendizagem, 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)
  11. BRAZ, Ana Lucia N.; BRAZ, Ana Lucia Nogueira
    O laboratório Virtual aplicado a analise Experimental do comportamento AEC, 2016.
    (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)
  12. BRAZ, Ana Lucia N.
    Curso de Especialização em Terapias Cognitivas, 2014. (Especialização, Curso de curta duração
    ministrado)
  13. BRAZ, Ana Lucia N.
    Formação em DançaMovimentoTerapia -Dançaterapia, 2014. (Outro, Curso de curta duração
    ministrado)
  14. BRAZ, Ana Lucia N.
    Psicologia do Desenvolvimento – Ciclo Vital – Adolescentes, 2014. (Desenvolvimento de material
    didático ou instrucional)
  15. BRAZ, Ana Lucia N.
    Psicologia da Educação, 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)
  16. BRAZ, Ana Lucia N.
    Manual de Laboratório de Psicologia Experimental, 2010. (Desenvolvimento de material didático ou
    instrucional)
  17. BRAZ, Ana Lucia N.
    Amor e Sexualidade, 2009. (Especialização, Curso de curta duração ministrado)
  18. BRAZ, Ana Lucia N.
    Amor e Sexualidade, 2008. (Especialização, Curso de curta duração ministrado)

Orientações e Supervisões
Orientações e supervisões

Orientações e supervisões concluídas
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

  1. GANCHO, Candida.B.V; MAZZONETTO, Katia; BARRADO, Nilza;. EDUCAÇÃO PARA UMA
    SEXUALIDADE SAUDÁVEL. 2008. Monografia (Curso de Pós Graduação Lato Sensu Terapia Sexual) –
    Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic
  2. NOVAIS, Iria Ribeiro. “A INTERFERÊNCIA QUE A DOMINAÇÃO MASCULINA EXERCE SOBRE O
    DESEJO SEXUAL FEMININO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA”. 2007. Monografia (Curso de Pós
    Graduação Lato Sensu Terapia Sexual) – Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina
    Psicossomatic
  3. RUDIGER, Carla. SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. 2006. Monografia (Curso de Pós Graduação
    Lato Sensu Terapia Sexual) – Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic
    Trabalhos de conclusão de curso de graduação
    1.
    GIOVANNA MAGAGNATO. A CONSTRUÇÃO DOS RELACIONAMESTOS ABUSIVOS NA
    PERSPECTIVA DAS ABORDAGENS HUMANISTAS.. 2019. Curso (Psicologia) – Universidade Anhembi
    Morumbi
    2.

11/01/2021 Currículo Lattes

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_impcv.trata 7/8

NAJAT MOHSEN. A CONSTRUÇÃO DOS RELACIONAMESTOS ABUSIVOS NA PERSPECTIVA DAS
ABORDAGENS HUMANISTAS.. 2019. Curso (Psicologia) – Universidade Anhembi Morumbi

  1. TATIANA CORRÊA DA SILVA PEREIRA. A IMPORTÂNCIA DO AFETO PARA O DESENVOLVIMENTO
    HUMANO E DA RESILIÊNCIA. 2015. Curso (Psicologia) – Universidade do Grande ABC
  2. FELIPE FRANZIN TRAJANO. DISFUNÇÃO ERÉTIL: ABORDAGEM COGNITIVA COMPORTAMENTAL
    PARA O TRATAMENTO. 2015. Curso (Psicologia) – Universidade do Grande ABC
  3. Raphaela Galvao. NINFOMANIA: TRANSTORNO DO REAL OU DO IMAGINÁRIO?. 2015. Curso
    (Psicologia) – Universidade do Grande ABC
  4. JUCÉLI BORGES RIBEIRO. PSICOLOGIA POSITIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA NA MANEIRADE
    OLHAR O SER HUMANO. 2015. Curso (Psicologia) – Universidade do Grande ABC
  5. MENDONÇA, Wilquenia Suziane de Paula. A relação entre institucionalização e o desenvolvimento
    Infantil. 2009. Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  6. SANTOS , Ingrid da Cruz do. A terceira Idade e a Sexualidade: Mitos e verdades. 2009.Curso
    (Psicologia) – Universidade São Francisco
  7. MEIRA, Silvana Lima. Analise Reflexiva da Familia no Brasil e sua iInfluencia no desenvolvimento
    iInfantil. 2009. Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
    Inst. financiadora: EDUCAFRO
  8. CELESTINO Ângela de Sousa. Anorexia e Bulimia Infantil. 2009. Curso (Psicologia) – UniversidadeSão
    Francisco
  9. ALMEIDA, Dayane Lima. Conflitos e Reações da Equipe de Saúde Diante da Terminalidade. 2009.
    Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  10. CASELLATO, Kátia. Harry Potter: Um Sujeito Hipermoderno?. 2009. Curso (Psicologia) – Universidade
    São Francisco
  11. IUGHAYAR, Danielle Ez. Humanização da UTI Adulta: uma possibilidade de atuação do psicólogo
    no contexto hospitalar. 2009. Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  12. MARMORATO, Paola. Interdisciplinariedade no Tratamento e na Compreensão da Dependência
    Química: uma reflexão possível. 2009. Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  13. SILVA, Irani. O Papel da Brinquedoteca na Promoção da Saúde em Crianças Hospitalizadas. 2009.
    Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  14. LOURENÇO, Rosa Maria. O papel dos pais no desenvolvimento da Auto-Estima da criança.2009.
    Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  15. LATERI , Odete Assis. Qualidade de vida em Idosos praticantes de Ginastica Terapeutica. 2009.
    Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  16. FERNANDES, Silene. S.. A relação familiar e a influências pelos jogos de videogame/eletrônicos:
    mudanças e percepções. 2008. Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  17. RODRIGUES, Lucas Parreiras. A viagem do paradigma, desde o reducionismo ao pensamento
    integrativo na Psicologia. 2008. Curso (Psicologia) – Universidade São Francisco
  18. MEDEIROS DE FARIA , Jose Roberto. BEBA COM MODERAÇAO- Uma análise do discursode
    alguns autores para a busca do equilíbrio e um paralelo com a sociedade atual. 2008. Curso
    (Psicologia) – Universidade São Francisco
  19. OLIVEIRA , Aline Miranda. Desejo sexual hipoativo: uma revisão bibliográfica sobre as influências
    dos aspectos biopsicossociais na resposta sexual feminina. 2008. Curso (Psicologia) – Universidade
    São Francisco
  20. PEREIRA, Fabiana Carrafa. Serial Killer: Um estudo comparativo entre o personagem Hannibal
    Lecter com as características de psicopatia definidas pelo DSM – IV e a CID – 10. 2008. Curso
    (Psicologia) – Universidade São Francisco
    Iniciação científica
    1.
    Victoria Ribeiro Caram Duarte. O IMPACTO DA MÚSICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: A Influência
    no Desenvolvimento Cognitivo, Emocional e Social do Aluno. 2020. Iniciação científica (Psicologia) –
    Universidade Anhembi Morumbi
    Orientação de outra natureza
    1.
    Juliana Sgarbi Malveze. A ARTE, CULTURA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE
    PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.. 2012. Orientação de outra natureza (Psicologia) – Universidade do
    Grande ABC
    Inst. financiadora: FUNADESP
    Orientações e supervisões em andamento
    Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
  21. ROSSI, Maristela. Masturbação: Uma forma de tornar-se mulher. 2009. Monografia (Curso de Pós
    Graduação Lato Sensu Terapia Sexual) – Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina
    Psicossomatic
    Trabalhos de conclusão de curso de graduação
  22. Jucéli Borges Ribeiro. A psicologia positiva- uma nova abordagem em psicologia. 2014.Curso
    (Psicologia) – Anhanguera UNIAN
  23. Raphaela Galvão. Disfunção Sexual Feminina. 2014. Curso (Psicologia) – Anhanguera UNIAN
  24. Felipe Franzin Trajano. Disfunção Sexual Masculina segundo a Teoria Comportamental Cognitiva.
  25. Curso (Psicologia) – Anhanguera UNIAN
    Página gerada pelo sistema Currículo Lattes em 11/01/2021 às 08:52:48.